Bathory

26 de jun. de 2009


Bathory foi uma banda de black metal e viking metal formada em 1983 na cidade de Estocolmo, capital da Suécia, pelo multi-instrumentista Thomas "Quorthon" Forsberg. O nome Bathory se origina da condessa húngara Erzsébet Báthory, considerada a serial-killer mais famosa da Hungria.

O Bathory nasceu quando Quorthon e mais dois amigos, o baterista Jonas Akerlund e o baixista Freddan Hereafter, se juntaram para tocar covers. Como a maioria das bandas, o Bathory começou em uma garagem, onde segundo o próprio Quorton, era tão pequena que mal cabiam os músicos.

Por ser um projeto apenas de estúdio, não realizando apresentação em shows, uma das únicas gravações em imagem da banda é o vídeo-clipe da música “One Rode To Asa Bay” do álbum Hammerheart.

O primeiro álbum da banda é denominado Bathory, um álbum de black metal clássico. Seu lançamento ocorreu em 1984, com a capa preta e o bode dourado (símbolo da banda), mas como o preço ficou elevado, o logotipo foi prensando em branco, e apenas algumas capas foram impressas com o bode dourado, a qual ficou conhecida como “The Yellow Goat”.

Em 1985 a banda lança seu segundo disco, “The Return...”. Destaca-se a música "Born For Burning", dedicada à bruxa Marrigje Ariens.

É lançado em 1987 o álbum “Under The Sign of the Black Mark”, onde a música “Woman of Dark Desires” é dedicada a Elizabeth Bathory.

Em 1988 a banda lança o álbum "Blood Fire Death", é notada uma evolução musical de Quorthon e o disco é considerado o lançamento do gênero Viking Metal. Sua capa é uma obra do pintor Peter Nicolai Arbo, intitulada Åsgårdsreien.

No ano de 1990 é lançado o álbum "Hammerheart", marcado com o lançamento do único vídeo-clipe da banda. Neste álbum as letras são totalmente voltadas para a temática Viking.

Em 1991, “Twilight of Gods” é lançado, álbum que contém em sua contra-capa um trecho de Friedrich Nietzche onde o autor prega a época da Decadência dos Deuses.

A banda chegou ao seu fim no dia 6 de julho de 2004, quando Quorthon sofreu um ataque cardíaco em sua própria casa.

Discografia:
* Bathory (1984) - DOWNLOAD
* The Return... (1985) - DOWNLOAD
* Under the Sign of the Black Mark (1986) - DOWNLOAD
* Blood Fire Death (1988) - DOWNLOAD
* Hammerheart (1990) - DOWNLOAD
* Twilight of the Gods (1991) - DOWNLOAD
* Requiem (1994) - DOWNLOAD
* Octagon (1995) - DOWNLOAD
* Blood on Ice (1996) - DOWNLOAD
* Destroyer Of Worlds (2001) - DOWNLOAD
* Nordland I (2003) - DOWNLOAD
* Nordland II (2003) - DOWNLOAD

Tributos:
* In Conspiracy With Satan - DOWNLOAD
* Hellas Salutes The Vikings - DOWNLOAD
* Bethor - DOWNLOAD

Essa é uma das minhas bandas de Black Metal favoritas. Fico feliz por posta-la (y)

0 comentários: