Masterplan

20 de jun. de 2009




Masterplan é uma banda alemã de Power metal formada por Uli Kusch e Roland Grapow, depois de deixarem a banda Helloween.

O início das atividades se deram no final do Outono 2001, durante a turnê do Helloween "The Dark Ride Tour", do album "The Dark Ride - 2000. Roland Grapow, presente na banda desde 1989, Uli Kusch, desde 1994, decidiram formar um projeto paralelo do Helloween, desgastados e insatisfeitos em continuar seus empenhos junto ao Helloween, devido às diferenças musicais crescentes. Após divergências internas, ao final da turnê do “The Dark Ride”, Roland e Uli foram "convidados" a se retirarem do Helloween, aonde puderam dar continuidade e esbanjar criatividade e autonomia ao projeto iniciado em 2001. No site Oficial de Roland deixou a cargo dos fãs para que dessem sugestões e idéias para o novo projeto criado pelos dois. Nasce nome "Masterplan", baseado na idéia de que eles seriam musicistas mestres com o futuro em suas mãos, sob as palavras do Headbanger – Trevino, inicia-se a mais nova banda de Power Metal do novo milênio. Roland posteriormente convidou o baixista Jan S. Eckert, que já havia tocado no Iron Savior e o tecladista Axel Mackenrott e que já tinha participado de várias bandas, dentre elas o (Catch the Rainbow), projeto de Uli que era um tributo ao (Rainbow). Para os vocais, foi convidado Russel Allen, porém o mesmo teve de declinar o convite já que ele estava firme em sua banda (Symphony X). O convite chegou a ser feito para Michael Kiske (lendário ex-vocalista do Helloween), que também recusou a proposta alegando querer manter distância do cenário metal. Em meio à procura e após terem contato com os álbuns da banda norueguesa (Ark), convidaram vocalista Jørn Lande, que já não estava mais na banda. Jørn aceitou o convite da banda preenchendo o posto de vocalista, completando o Masterplan.

Um ano depois, o Masterplan lança o EP Enlighten Me, que chamou a atenção do público e da mídia. Em 2003 a banda lança o álbum oficial, o Masterplan que ganhou total aceitação da crítica e mídia. O álbum desfila músicas genuínas, calcadas no Power Metal com melodias mais atmosféricas e progressivas, sem cair no já então batido Metal Melódico. A faixa “Heroes” contou com a participação especial de Michael Kiske, que Roland compôs especialmente para Kiske cantar. Já os teclados foram divididos entre Janne Wirman, do Children Of Bodom e Ferdy Doernberg que toca com (Axel Rudi Pell). Com a grande repercussão a escalação para tocar em praticamente todos os festivais europeus como o poderoso "Wacken Open Air", “EarthShaker Fest” e muitos outros foi certa, além de agendar turnês em diversos países. No Brasil, a banda marcou apresentações ao lado do (Gamma Ray), outro ícone do Heavy Metal e que também conta com um ex-membro do Helloween, o guitarrista e vocalista Kai Hansen. Em 2004 a banda recebeu da Comissão Européia o prêmio European Border Breakers (literalmente os quebradores de fronteiras). Ainda 2004, logo após a turnê e já com material para o próximo álbum, o Masterplan entra em estúdio para dar inicio as gravações do sucessor de seu debut. No mesmo ano a banda lança o EP "Back for my life". No ano seguinte é apresentado o álbum Aeronautics - 2005. Com referências claras à aviação, já que o vocalista Jørn tem uma paixão pelo assunto. Na verdade este "Vôo" não é só expresso pelo conceito do álbum em si, mas o também como tema principal que é bem explorado, mostrando que o Masterplan busca alcançar "Vôos" cada vez mais altos. Assim como o primeiro álbum, Aeronautics teve uma recepção muito boa, tanto pela crítica como pelo público. E novamente a banda sai em turnê juntamente com o (Circle II Circle), (Rob Rock) e (PURE INC.) A banda passa o ano de 2005 dedicado para sua turnê em ininterruptos shows pela Europa e em vários festivais.

Em maio de 2006, logo após anunciarem as datas das gravações para o novo álbum que teriam inicio no segundo semestre do mesmo ano, Jørn Lande sai da banda alegando diferenças musicais. Enquanto a banda queria voltar as raízes do Metal Tradicional para o novo álbum, Jørn queria seguir uma linha mais melódica. Obviamente a notícia não foi muito bem tragada pelos fãs que se perguntavam curiosa quem poderia substituir Lande. Em Outubro de 2006 Uli Kusch deixa a banda. Antes de iniciar as gravações, a banda começa uma busca por vocalistas para preencher a vaga deixada por Jørn. Durante este tempo, a banda não dá muitos detalhes dos acontecimentos, pois a mesma perdera um integrante muito importante, e ao mesmo tempo seguia contra eles que tinham que encontrar um substituto para iniciar as gravações do novo album. Porém em agosto do mesmo ano, mesmo sem anunciarem o novo vocalista, a banda confirma uma extensa turnê pela Europa ao lado dos ingleses do (Saxon). Seguidamente em Outubro os fãs receberam duas notícias da banda.

A nova formação conta com Mike DiMeo (Ex-Riot) e (The Lizards) e Mike Terrana (Ex-Rage) na bateria. Em 26 de Fevereiro de 2007 é lançado MK II. Andy Sneapque tal como nos dois álbuns anteriores, foi o produtor.

Em Agosto desse ano a banda começa a escrever material para o novo álbum, sendo que está previsto que em Janeiro de 2008 comecem as gravações. Em 12 Janeiro de 2009 é anunciada a saída do vocalista Mike DiMeo dos vocais da banda. Posteriormente em meados de 09 Abril de 2009 o baixista Jan S. Eckert passa por uma cirurgia em sua mão o que atrasou o andamento do novo lançamento do album da banda ainda em preparação. De acordo com a Aardschok, revista holandesa de rock/Metal, o vocalista norueguês Jørn Lande retornou ao Masterplan, contúdo a notícia foi abafada pelo Roland Grapow no site oficial da banda, nem desmentindo e também nem confirmando seu retorno a banda.

* Masterplan (2003) - DOWNLOAD
* Aeronautics (2005) - DOWNLOAD
* MK II (2007) - DOWNLOAD
* 4th Album do Masterplan - Provavelmente (Setembro/Outubro) (2009)

Assim que o ultimo album sair, postarei-o.

nice, folks(y)

0 comentários: