Dream Theater

10 de jul. de 2009


Dream Theater é uma banda de metal progressivo originária dos Estados Unidos e formada em meados dos anos 80. Tornaram-se numa das bandas do movimento progressivo mais bem sucedidas desde o auge do rock progressivo em meados dos anos 70.

A banda é conhecida pela qualidade técnica de cada um de seus integrantes, tendo ganhado vários prêmios por revistas especializadas. São muito respeitados por grandes nomes do rock e metal, tendo colaborado com vários outros músicos de renome. Em um exemplo famoso, John Petrucci foi nomeado como o terceiro guitarrista do G3, juntamente com Steve Vai e Joe Satriani, seguindo a trilha de guitarristas como Eric Johnson, Robert Fripp e Yngwie Malmsteen.

Dream Theater também é conhecido por sua versatilidade em estilos musicais, o que tornou possível à banda entrar em turnê com diversas bandas, que incluem Frank Zappa, Deep Purple, Emerson Lake & Palmer, Iron Maiden, Joe Satriani, Marillion, Megadeth, In Flames, Pain of Salvation, Porcupine Tree, Queensrÿche, Fear Factory, Enchant, Symphony X, Pink Floyd, Yes e Rush.

No fim dos anos 90, os projetos paralelos dos integrantes começaram a surgir. O mais conhecido foi o Liquid Tension Experiment formado por Petrucci, Portnoy, Jordan Rudess (que na época pertencia aos Dixie Dregs) e Tony Levin (King Crimson). A idéia foi do baterista Mike Portnoy cuja intenção seria fazer algo diferente: juntar o progressivo, heavy metal e um pouco de fusion marcado por jam´s bem divertidas. O 1° cd da banda foi feito nada mais do que em uma semana.

John Myung participou em um projeto paralelo com Derek Sherinian, Platypus e Gordian Knot, além de ter uma banda chamada The Jelly Jam, que contém dois CDs, tocados em um refinado Rock Progressivo. Petrucci, Portnoy e Rudess gravaram o segundo álbum do LTE (também em uma semana), e Portnoy ainda teve tempo de participar no Transatlantic, com músicos do Marillion, Flower Kings e Spock's Beard. James Labrie não fica para trás com seu projeto MullMuzzler, além disso, lançou, em 2005, o seu álbum solo Elements of Persuasion. John Petrucci, após ter feito turnes no já conhecido G3, junto de Joe Satriani e Steve Vai, lançou seu primeiro álbum solo: o Suspended Animation. Derek, ex-integrante, formou o Planet-X- uma banda de fusion com outros renomados músicos, entre outras participações especiais. O atual tecladista, Jordan Rudess, já debutava de uma carreira a solo de diversos CDs.

Discografia:

* When Dream and Day Unite (1989) - DOWNLOAD
* Images and Words (1992) - DOWNLOAD
* Live at the Marquee (1993) - DOWNLOAD
* Lie (1994) - DOWNLOAD
* Awake (1994) - [Parte 1] [Parte 2]
* A Change of Seasons (1995) - DOWNLOAD
* Falling Into Infinity (1997) - DOWNLOAD
* Metropolis, Pt. 2: Scenes From A Memory (1999) - DOWNLOAD
* Six Degrees of Inner Turbulence (2002) - [Parte 1] [Parte 2]
* Train of Thought (2003) - DOWNLOAD
* Live at Budokan (2004) - [Parte 1] [Parte 2] [Parte 3]
* Octavarium (2005) - DOWNLOAD
* Score (2006) - [Parte 1] [Parte 2] [Parte 3]
* Systematic Chaos (2007) - [Parte 1] [Parte 2]
* Black Clouds & Silver Linings (2009) - DOWNLOAD

ps.: Coloquei apenas os lives que eu considero 'mais importantes', por que estava muito dificil de achar links que prestam, mas assim que eu for achando com o tempo, eu vou postando com o tempo (sorry people).

E queria agradecer o blog Ignes Elevanium (esse que visito quase diariamente) por proporcionar-me o link da SUPER VERSÃO do Black Clouds & Silver Linings.

\../ cheers (y)

0 comentários: