The Strokes

2 de jul de 2009


The Strokes é uma banda de indie rock dos Estados Unidos da América formada em Nova Iorque.

O som feito pela banda são diversas a partir de cada disco. Enquanto em Is This It a banda mostra um rock com um apelo sujo, de garagem, apesar de extremamente melódico. No segundo álbum Room on Fire a banda mostra uma influência mais acentuada da pós-punk e do new wave, que já aparecia um pouco no seu antecessor. Em First Impressions of Earth a banda começa a experimentar com outros estilos de rock, diferenciando totalmente as ideias lo-fi dos álbuns anteriores.

A banda tem como grande influência bandas como Velvet Underground, Television, Ramones, Buzzcocks e The Beatles. A maneira de cantar de Julian é muito comparado ao de Jim Morrison, The Doors e, principalmente, ao de Lou Reed, do Velvet Underground. Muitas bandas foram influenciadas pelo som dos dois primeiros álbuns da banda. Alguns exemplos são Arctic Monkeys, The Kooks e The Cribs.

Foram elogiados por Noel Gallagher (Oasis) e Brandon Flowers (The Killers). Este se considera um fã incondicional dos Strokes: nalgumas das famosas canções do The Killers, Brandon utiliza o mesmo efeito da voz de Julian Casablancas. Quando o The Killers começou através de anúncios de jornais feitos pelo guitarrista Dave Keuning, citavam os Strokes como influência clara.

Ao contrário de muitas bandas, mas seguindo a tradição do Television, ambos os guitarristas dos Strokes tocam tanto guitarra ritmo como solo. Por exemplo, o solo de "The Modern Age" é tocado por Nick Valensi, ao passo que em "Hard to Explain" quem sola é Albert. Em algumas canções como "Reptillia" Albert executa o riff enquanto Nick Valensi sola. Embora toquem guitarras diferentes (Nick usa uma Epiphone Riviera assinada por ele e Albert usa uma Fender Stratocaster) a configuração das guitarras é similar, usando os mesmos modelos de amplificador e pedal de distorção.

Discografia:
* The Modern Age (EP) (2001) - DOWNLOAD
* Is This It (2001) - DOWNLOAD
* Room on Fire (2003) - DOWNLOAD
* First Impressions of Earth (2006) - DOWNLOAD

1 comentários:

Gustavo disse...

Aí sim, heim...
Strokes é bem louco.