Pantera

12 de jun. de 2009


Pantera foi uma banda popular de thrash metal, originária dos EUA.
Formada em 1981, a banda atingiu muito sucesso após a segunda metade da década de 80 quando a popularidade do heavy metal começava a cair. Inicialmente fazendo um som mais voltado ao glam hard rock, partiram então para o som mais pesado do metal moderno (ou o chamado "power-groove", termo cunhado pela própria banda pois boa parte de suas músicas possuíam riffs marcantes).
O primeiro álbum de sucesso comercial foi Cowboys From Hell. Neste ponto, a música do Pantera ainda era fortemente influenciada por heavy metal clássico, com vocais ao estilo do Judas Priest e riffs e solos mais complexos do guitarrista Dimebag Darrell, embora o álbum também tenha começado a demonstrar um estilo muito mais extremo do que os trabalhos anteriores. O thrash veio a influenciar esse disco ainda mais, e músicas como "Cowboys From Hell", "Psycho Holiday" e "Domination" demostram bem isso, enquanto "Cemetery Gates" e "Shattered" ainda demonstram as antigas influências.
O álbum de maior sucesso foi Vulgar Display of Power, onde os vocais em falsete foram substituídos por vocais gritados mais influenciados pelo hardcore e um som de guitarra muito mais pesado. O disco rendeu a grandes sucessos que tornariam-se hinos da banda, como "Walk" e "Mouth For War", ambas muito circuladas na MTV. Outras como a violenta "Fucking Hostile" e "This Love, uma balada linda com um refrão bem pesado, seriam mais aclamadas entre os fãs.
No dia 8 de dezembro de 2004, um fanático do Pantera chamado Nathan Gale assassinou Dimebag Darrell a tiros na casa de espetáculos Alrosa Villa, em Columbus, Ohio, quando o Damageplan entrou no palco. Um membro da platéia, uma empregada do local e um segurança da banda também foram assassinados antes que Gale fosse morto a tiros pelo policial James Niggemeyer.
Após a morte de Dimebag, uma reunião do Pantera tornou-se obviamente impossível, mas comentários públicos de Phil Anselmo após o tiroteio sugeriram que ele teria cogitado se reunir com a banda. A banda Pantera atingiu um grau de sucesso que poucas outras conseguiram.

Discografia:
* Metal Magic (1983) - DOWNLOAD ou DOWNLOAD
* Projects in the Jungle (1984) - DOWNLOAD
* I Am the Night (1985) - DOWNLOAD ou DOWNLOAD
* Power Metal (1988) - DOWNLOAD ou DOWNLOAD
* Cowboys from Hell (1990) - DOWNLOAD ou DOWNLOAD ou DOWNLOAD
* Vulgar Display of Power (1992) - DOWNLOAD ou DOWNLOAD
* Far Beyond Driven (1994) - DOWNLOAD
* The Great Southern Trendkill (1996) - DOWNLOAD
* Official Live: 101 Proof (1997) - DOWNLOAD
* Reinventing the Steel (2000) - DOWNLOAD
* The Best of Pantera: Far Beyond the Great Southern Cowboys' Vulgar Hits! (2003) - DOWNLOAD
* Reinventing Hell: The Best of Pantera (2003) - DOWNLOAD

0 comentários: