Hibria

7 de jul. de 2009


Hibria é uma banda de power metal brasileira criada em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. A banda lançou o seu álbum de estréia intitulado "Defying the Rules" no ano de 2004.

A primeira demo da banda chamava-se "Metal Heart" e foi lançada em 1997, dois meses após o vocalista Iuri juntar-se à banda. A demo foi composta sob a influência de bandas como Iron Maiden, Metallica, Helloween, Judas Priest, Megadeth, Racer X, Manowar e Dream Theater. Após a resposta aos shows e à demo na cidade natal da banda, Porto Alegre, o Hibria começou a divulgar seu trabalho na Europa. A demo foi tocada em shows de metal e recebeu boas resenhas em zines e revistas.

Em agosto de 1999 a banda lançou o CD-demo "Against the Faceless" com três novas músicas, continuando a divulgação mundial de seu trabalho. Na nova demo, o Hibria mostrou sua evolução resultada da estabilidade da formação da banda desde 1997 e do desenvolvimento técnico dos membros.

Ainda em agosto de 1999, o Hibria chegou na Bélgica começando a chamada "Against the Faceless Demo Tour". Os shows aconteceram na Bélgica, Alemanha, Holanda, República Tcheca e Polônia totalizando 29 apresentações, incluindo o templo do metal "De Biebop" na Bélgica. Durante a turnê, a banda esteve em contato direto com o público e dividiu os palcos com muitas bandas de death metal. Naquela época, a banda ficou desapontada com a atitude e o caminho que a maioria das principais bandas de heavy metal estavam tomando. Apesar de tudo, a atitude death metal inspiraria o Hibria de uma maneira definitiva.

O single "Steel Lord on Wheels" foi lançado em 2001 somente em Porto Alegre, e apontava a direção que a banda estaria seguindo nas novas composições. A resposta na cidade e na internet confirmava que a banda deveria ir mais longe no seu objetivo de fazer um álbum pesado e agressivo, mesmo que a tendência da maioria das bandas de heavy metal hoje seja fazer álbums mais limpos e polidos.

Entre 2001 e 2003 o álbum "Defying the Rules" foi composto e as gravações foram finalizadas em 2004. O álbum trouxe heavy metal sem outros rótulos definidos, trazendo as linhas melódicas do heavy metal dos anos 80, a velocidade dos 90 e a técnica dos 2000.

Para completar a concepção do álbum, Piet Sielck foi escolhido para mixá-lo e masterizá-lo na Alemanha devido ao seu estilo "crú" e ao mesmo tempo inovador. O conceito da capa, em desenhos de quadrinhos, desenvolvido por Daniel HDR, e as letras também contribuem para fazer de Defying the Rules um álbum feito para bangear do início ao fim sob a concepção do Hibria.

Discografia :
* Defying the Rules (2004) - DOWNLOAD
* The Skull Collectors (2009) - DOWNLOAD

0 comentários: