Ramones

13 de jul. de 2009


A história dos Ramones começou em 1974, quando três caras do subúrbio de Nova York - Johnny (guitarra), Joey (bateria) e DeeDee (baixo e vocal) - compraram uns instrumentos baratos e começaram a ensaiar músicas curtas e rápidas.

Com o tempo, Tommy entrou para o grupo, assumindo a bateria e a line up da banda foi reconstruída: Joey nos vocais, Johnny permanecendo na guitarra e DeeDee no baixo.

Como os caras eram fãs dos Beatles, adotaram Ramone como sobrenome (Ramone foi o nome homônimo usado por Paul McCartney para se hospedar em hotéis na tentativa de despistar a imprensa e os fãs). Escolher o nome da banda foi fácil: eram 4 pessoas com o sobrenome Ramone, logo eles eram os Ramones.

A primeira apresentação da banda rolou no dia 16 de agosto de 1974, num clube novaiorquino chamado C.B.G.B.(Country Blue-Grass and Blues). Com um repertório de 16 músicas, os Ramones fizeram do clube a sua casa. Nós 4 meses seguintes a banda fez 25 apresentações no local.

Aos poucos, a banda ia conquistando um público fiel, capaz de comparecer a todos os shows (detalhe: eles rolavam todos os dias do mês).

O ano de 1975 também foi marcado por vários shows no C.B.G.B.. Foi em um deles que a banda foi descoberta e assinou contrato com a Sire Records.

Em fevereiro de 1976, os ramones gravaram o seu primeiro disco, "Ramones". Foram gastas apenas 18 horas e US$ 6.400. O disco foi bem recebido, ocupando de cara o 111º lugar nas paradas norte-americanas e se tornando um dos álbuns mais influentes da história do rock.

Após o lançamento, a banda partiu para uma apresentação no Reino Unido e várias outras nos Estados Unidos.

No final de 1976, os Ramones lançaram o seu segundo álbum, "Ramones Leave Home". Os americanos não ligaram muito pro disco, mas os ingleses amaram.

No começo de 1977, os Ramones lançaram mais um trabalho, "Rocket to Russia". Tommy Ramone deixou a banda no fim daquele ano e foi substituído por Voidoid Marc Bee, que imediatamente mudou seu nome para Marky Ramone.

"Road to Ruin" saiu no final de 1977 e marcou a entrada de Marky ao grupo. Três anos depois foi lançado "End of the Century". O sexto álbum da banda "Pleasant Dreams" saiu em 1981. Foi uma desgraça comercial.

Com os Ramones era assim: um disco atrás do outro. Em 1983, a banda lançou "Subterranean Jungle", outra tragédia comercial. Nessa época, os Ramones estava perdendo popularidade e eram freqüentemente apedrejados pela crítica.

Depois do lançamento de "Subterranean Jungle", Marky Ramone deixou a banda e foi substituído por Richard Beau - que mudou seu nome para Richie Ramone.

Com o álbum "Too Tought to Die", de 1984, os Ramones recuperaram um pouco de sua imagem. O álbum não foi um sucesso de vendas, mas foi muito melhor que os anteriores.

Em 1986, eles lançaram "Animal Boy" e, em 1987, "Halfway to Sanity". Aí foi a vez de Richie Ramone deixar a banda. O substituto? Marky Ramone assumia novamente as baquetas.

Em 1988, a banda lançou "Ramones Mania". No ano seguinte, a banda contribuiu com a música "Pet Sematary" para a trilha sonora do filme "Cemitério Maldito", de Stephen King, conseguindo aumentar a sua popularidade. "Pet Sematary" também foi incluída no próximo álbum da banda, "Bad Brain", lançado no final de 1989.

Depois do lançamento, os Ramones sofreram mais uma perda: o baixista Dee Dee Ramone, que foi curtir a vida como rapper. C. J. Ramone ocupou o seu lugar.

No começo dos anos 90, os Ramones andaram meio parados. Isso porque Joey e Marky estavam em tratamento contra o alcoolismo. A banda voltou a gravar em 1992, mas antes de lançar material novo, jogou no mercado a coletânea "Loco Live". O disco de estúdio veio logo em seguida, "Mondo Bizarro". Esse cd também foi um fracasso de vendas, assim como "Acid Eaters", um cd de covers lançado em 1994.

Depois de "Acid Eaters" veio "Adiós Amigos" (1995). Esse sim vendeu bastante. Ironicamente, no auge da carreira, os Ramones decidiram parar. Depois do lançamento de "Acid Eaters", a banda partiu para a sua última turnê mundial.

Fim da banda é aquela coisa: hora de lançar coletâneas pra consolar os fãs e ganhar um dinheirinho: em 1996 saiu "Greatest Hits Live", em 1997 foi lançado "We´re Outta Here" e, em 1999, "Hey Ho Let´s Go - Anthology".

No dia 15 de abril de 2001, Joey Ramone, o eterno vocalista dos Ramones, faleceu de câncer linfático. Pouca gente sabe, mas a doença de Joey foi um dos motivos que levou ao fim do grupo.

Em 2002 morre DeeDee Ramone, e a banda entra para o Rock n´Roll Hall Of Fame. Quem fez o discurso de homenagem à banda durante a cerimônia foi Eddie Vedder, do Pearl Jam. A homenagem ficou por conta do Green Day, que entrou no palco e tocou três clássicos dos Ramones: “Teenage Lobotomy”, “Rockaway Beach” e “Blitzkrieg Bop”.

Discografia:
* Ramones (1976) - DOWNLOAD
* Leave Home (1977) - DOWNLOAD
* Rocket to Russia (1977) - DOWNLOAD
* Road to Ruin (1978) - DOWNLOAD
* It's Alive (1979) - DOWNLOAD
* End of the Century (1980) - DOWNLOAD
* Pleasant Dreams (1981) - DOWNLOAD
* Subterranean Jungle (1983) - DOWNLOAD
* Too Tough to Die (1985) - DOWNLOAD
* Animal Boy (1986) - DOWNLOAD
* Halfway to Sanity (1987) - DOWNLOAD
* Blitzkreig in Athens (1989) - DOWNLOAD
* Mondo Bizarro (1992) - DOWNLOAD
* Loco Live (1991) - DOWNLOAD
* Mondo Bizarro (1992) - DOWNLOAD
* Acid Eaters (1993) - DOWNLOAD
* Brain Drain (1993) - DOWNLOAD
* Adios Amigos (1995) - DOWNLOAD
* Greatest Hits Live (1996) - DOWNLOAD
* We're Outta Here! (1997) - DOWNLOAD
* Hey! Ho! Let's Go: Ramones Anthology (1999) - [CD 1] [CD 2]
* Masters of Rock (2001) - DOWNLOAD
* NYC 1978 (2003) - DOWNLOAD

Créditos: Amplitude Sonora

Cheers (Y)

0 comentários: