Scorpions

3 de ago. de 2009


Alemanha, final da década de 60. Os irmãos e guitarristas Rudolph e Michael Schenker decidem montar uma banda com os amigos Klaus Maine (vocal), Lothar Heimberg (baixo) e Wolfang Dziony (na bateria). Nascia aí um novo estilo de música. Nascia o Scorpions. Nascia o Hard Rock.

Após gravarem uma fita demo, conseguem lançar o primeiro álbum “Lonwsome Crow”, em 1972. Apesar da boa repercussão da estréia, Heimberg e Dziony resolvem deixar o grupo e pouco tempo depois, Michael Schenker torna-se guitarrista do UFO.

Sozinhos, Rudolph e Klaus dão continuidade ao trabalho e rapidamente entram em contato com o guitarrista Ulrich Roth (mais conhecido como Uli Jon Roth), que por sua vez convida o baixista Francis Buchholz e o baterista Jurgen Rosenthal para completar o time.

Fazem algumas apresentações e assinam com a RCA, que lança o segundo disco “Fly to the Rainbow”, em 1974. No ano seguinte, Randy Lenner assume as baquetas e “In Trance” faz sucesso em toda a Europa, dando início a uma turnê que consagrou o Scorpions como uma das melhores bandas de Rock ao vivo.

Em 1977, gravaram “Virgin Killer” e “Taken by Force”, realizando mais shows em diversos países. Nessa época, Herman Rarebell já havia substituído Lenner e, em 1978, lançaram “Tokyo Tapes”, um registro da passagem da banda pelo Japão.

De volta pra casa, mais uma baixa no Scorpions: Uli Jon Roth anuncia a sua saída para montar um novo projeto batizado de Eletric Sun. Mathias Jabs assume as seis cordas e gravam uma seqüência de bons discos que mantiveram o nome do Scorpions entre os maiores da época: “Loverdrive” (1979), “Animal Magnetism” (1980) e “Blackout” (1982).

Porém, seria o próximo trabalho “Love at First Sting”, de 1984, que conquistaria de vez todo o planeta com os hits “Rock You Like a Hurricane”, “Big City Nights” e a famosa balada “Still Loving You”. O disco ao vivo “World Wide Live” sai no ano seguinte e o grupo fica quatro anos sem lançar material inédito.

Somente em 1988, “Savage Amusement” chegou às lojas e também foi muito bem recebido. A coletânea “Best of Rockers and Ballads” e mais um disco de estúdio “Crazy World”, que trazia a poderosa “Wind Of Change”, vieram em seguida.

Em 1993, logo após as gravações de “Face the Heat”, o baixista Buchholz é substituído por Rick Rieckermann. O segundo ao vivo da carreira, “Love Bites”, sai em 1995 e “Pure Instinct”, em 1996. Rarebell decide então que é a sua vez de deixar o grupo e James Kottak torna-se o novo baterista do Scorpions.

Gravam “Eye to Eye” em 1999 e, cansados de álbuns convencionais de estúdio, resolvem explorar outros caminhos. O próximo passo do Scorpions foi muito aplaudido pelos fãs e pela crítica por se tratar de algo totalmente inédito: a gravação de um álbum com a Filarmônica de Berlim, a mais importante do mundo. Intitulado de “Moment of Glory” e lançado em 2000, esse disco traz faixas como “Send Me a Angel”, “Still Loving You”, “Hurricane 2000” (uma nova versão de “Rock You Like a Hurricane”), entre outras, com novos arranjos orquestrados.

Empolgados com o excelente resultado, continuaram seguindo por caminhos nunca antes percorridos pelo Scorpions e em 2001, lançam “Acoustica”. As apresentações acústicas, registradas no Convento do Beato, em Portugal, fizeram tanto sucesso quanto o trabalho anterior com a orquestra. Tiveram ainda o reforço de alguns músicos contratados, como um percussionista chileno, para que as versões mais intimistas, executadas apenas com violão soassem de forma perfeita.

Com o Scorpions de volta à mídia, o baterista Kottak e o guitarrista Rudolph Schenker, afirmaram que estão em estúdio trabalhando no próximo álbum que trará somente material inédito, e segundo eles, será mais Hard Rock do que nunca.

Discografia:
* Lonesome Crow (1972) - DOWNLOAD
* Fly to the Rainbow (1974) - DOWNLOAD
* In Trance (1975) - DOWNLOAD
* Virgin Killer (1976) - DOWNLOAD
* Taken by Force (1977) - DOWNLOAD
* Tokyo Tapes (1978) - [CD 1] [CD 2]
* Lovedrive (1979) - DOWNLOAD
* Animal Magnetism (1980) - DOWNLOAD
* Blackout (1982) - DOWNLOAD
* Love at First Sting (1984) - DOWNLOAD
* World Wide Live (1985) - DOWNLOAD
* Savage Amusement (1988) - DOWNLOAD
* Crazy World (1990) - DOWNLOAD
* Face the Heat (1993) - DOWNLOAD
* Live Bites (1995) - DOWNLOAD
* Pure Instinct (1996) - DOWNLOAD
* Eye II Eye (1999) - DOWNLOAD
* Berliner Philharmoniker: Moment of Glory (2000) - DOWNLOAD
* Acoustica (2001) - DOWNLOAD
* Unbreakable (2004) - DOWNLOAD
* Humanity: Hour I (2007) - DOWNLOAD

Créditos: Amplitude Sonora

Cheers (Y)

0 comentários: