Dio

30 de nov. de 2009


Dio é uma banda de heavy metal criada por Ronnie James Dio em 1982 após sua saída do Black Sabbath. Em entrevista disponível na edição especial do álbum Holy Diver, Dio disse que nunca teve intenção de começar um projeto solo e sim apenas formar uma nova banda, juntamente com o baterista ex-Black Sabbath, Vinny Appice. Mas Dio acabou sendo o nome da banda por acidente, e o nome simplesmente pareceu bom para a banda. Foram convidados também para a banda o guitarrista Vivian Campbell (Whitesnake, Def Leppard), o ex companheiro de banda de Dio na época do Rainbow, Jimmy Bain.

Em Maio de 1983 a banda solo do vocalista Ronnie James Dio, lança seu primeiro Album, "Holy Diver", que é considerado a obra-prima da fase solo de Ronnie, o clássico foi considerado pela Warner Bros. como um dos mais bem vendidos. Ronnie chama para sua banda nessa época, um grupo de musícos de primeira: seu ex-companheiro no Black Sabbath, Vinny Appice.O jovem e virtuoso Vivivan Campbell.E o seu ex-companheiro de banda na época do Rainbow, Jimmy Bain.Neste álbum Ronnie gravou os teclados em estúdio, mas deixou a cargo de Claude Schnell a função de tocar teclados nos shows, a partir do começo de 1984.

No ano seguinte, no dia 2 de Janeiro de 1984, Dio lança seu segundo álbum, "The Last in Line", e a banda parte para uma turnê mundial. Seus show tinham cenários grandes e extravagantes, que contavam com dragões cuspindo fogo, lasers, e encenações.No ano seguinte já em 1985 dio lança seu terceiro álbum, "Sacred Heart" no dia 15 de Agosto.A turnê, desse terceiro LP rendeu o quarto disco de sua carreira solo, um ao vivo chamado de "Intermission", que surpreendeu os fãs com uma faixa inédita, tocada ao vivo.

Ainda em 1985 Dio que era também um grande produtor adorou a idéia de seus companheiros de banda Jimmy Bain e Vivian Campbell e aproveitou o sucesso de "We Are The World" para reunir diversos músicos do rock (por volta de 40 músicos incluindo, Rob Halford,Don Dokken,Geoff Tate, Yngwie Malmsteen, Adrian Smith e Dave Murray entre outros), nos estúdios da A&M Records em um projeto chamado "Hear'n Aid" que visava arrecadar fundos para crianças na áfrica. Eles gravaram uma música juntos como em We Are The World, no estilo rock 'n' roll, o nome da música era "Stars".

Em 1986 Vivian Campbell deixa a banda Dio, para se unir ao Whitesnake, logo ele foi substituído por Craig Goldy do banda Giuffria. E no dia 21 de Julho de 1987, eles lançaram seu quarto álbum de estúdio "Dream Evil", Ronnie afirmou que nunca gostou muito desse álbum, pois o considerava muito inferior ao seus antecessores.

No começo de 1988 Craig Goldy deixa a banda. Ronnie anuncia em 1989 um concurso para selecionar um novo guitarrista, o escolhido surpreendeu, pois tinha apenas 16 anos na época, seu nome era Rowan Robertson. Bain, Appice, e Schnell deixam a banda, e logo foram substituídos por Teddy Cook, Simon Wright e Jens Johansson. Em 1990 a nova banda lança o álbum "Lock Up the Wolves". Ronnie demite Rowan por achar ele imaturo na época. Logo depois Ronnie deixa a banda, e se junta novamente com seus ex-companheiros no Black Sabbath.

Após sua saída novamente do Black Sabbath, Ronnie trouxe Appice de volta para a banda, e convidou o baixista Jeff Pilson, o guitarrista Tracy Guns, e o tecladista Scott Warren. Nessa fase da banda, Dio adotou um som mais moderno, decepcionando grande parte dos fãs, eles lançam os álbuns "Strange Highways" em 1994, e "Angry Machines" em 1996. Vale apena citar que Angry Machines é considerado por muitos dos fãs de Dio o pior álbum da história da banda, crédito a Tracy G que foi demitido alguns anos depois.

Em 1998 Dio lança um álbum ao vivo chamado "Inferno: Last in Live", repleto de ótimas músicas, da fase solo, Rainbow e Black Sabbath. Pórem o álbum foi alvo de forte críticas, direcionadas novamente a Tracy G, que não era nem um pouco fiel as músicas antigas. Ronnie tinha certa empatia com o jovem, achava seu som atual, mas ele era vaiado sem todos os shows, e por fim deixou a banda. Em junho de 1999, Ronnie pede o retorno de Graig Goldy, que aceita voltar a banda. Tracy G pede para voltar como guitarrista de base, porém o proposta e vetada por Ronnie.

No ano de 2000 Dio lança o álbum "Magica", que foi um grande presente para os fãs, pois não apenas marcava uma volta por cima, depois dos seus dois últimos álbuns, mas também a volta de Simon Wright e Jimmy Bain à banda, o álbum lembrava o som antigo da banda, e os teclados soavam mais modernos, o projeto foi aprovado não somente pelos fãs, mas também pelos críticos. Na turnê seguinte, houve um conflito entre Goldy de um lado, e Ronnie e Bain de outro. Goldy não satisfazia as necessidades da banda, pois tinha muitas obrigações familiares que o comprometiam. Goldy deixa a banda em Janeiro de 2002 e é substituído por Doug Aldrich (Whitesnake), guitarrista que Bain conheceu durante as gravações de um tributo para o Metallica. Por causa da chegada tardia, Aldrich não participou muito do nono álbum de estudido de Dio, "Killing The Dragon", que foi escrito em sua maioria por Ronnie e Bain. Killing The Dragon foi muito bem aceito pelos fans, e trazia um ar bem como os primeiros álbum do Dio.Aldrich permanesceu na banda ate abril de 2003, quando se juntou novamente ao Whitesnake e foi substituído por Goldy que voltou a banda.

No dia 7 de Setembro de 2004, é lançado no Estados Unidos, o décimo álbum da carreira solo de Dio, "Master of the Moon" foi o título do álbum, este álbum era para ser a segunda parte da trilogia do Magica que foi prometida por Ronnie. Jeff Pilson foi convidado para as gravações do álbum, mas não pode permanecer para a turnê, e foi substituído por Rudy Sarzo.

Em 2005 e lançado em CD "Evil or Divine - Live in New York City" que foi previamente lançado em DVD no ano de 2003. No mesmo ano, Dio partiu em turnê mundial, e teve a idéia de montar novamente o set de Holy Diver, a idéia fez tanto sucesso que ele decidiu lançar o álbum ao vivo, "Holy Diver Live". O álbum foi lançado em cd duplo, sendo que no primeiro cd ele cantava o álbum Holy Diver inteiro e no segundo sucessos variados de sua carreira.



Discografia

* Holy Diver (1983) (DOWNLOAD)
* The Last in Line (1984) (DOWNLOAD)
* Sacred Heart (1985) (DOWNLOAD)
* Intermission (1986) (DOWNLOAD)
* Dream Evil (1987) (DOWNLOAD)
* Lock Up the Wolves (1990) (DOWNLOAD)
* Strange Highways (1994) (DOWNLOAD)
* Angry Machines (1996) (DOWNLOAD)
* Inferno: The Last In Live (1998) ( [Parte I]  [Parte II] )
* Magica (2000) (DOWNLOAD)
* Killing the Dragon (2002) (DOWNLOAD)
* Evil or Divine - Live in New York City (2005)  (DOWNLOAD)
* Master of the Moon (2004) (DOWNLOAD)
* Holy Diver Live (2006) ( [Parte I]  [Parte II] )

Enjoy... To Yuri =]

0 comentários: