The Hellacopters

23 de fev de 2010


O The Hellacopters é uma banda de rock sueca, primeiro ensaio da banda, ocorreu em 4 de novembro de 1994, sendo apenas um jam session. Inicialmente a banda era apenas um projeto a parte levado a cabo por Nicke Andersson, na época baterista e principal compositor do Entombed e Dregen, guitarrista do Backyard Babies, mais Kenny Håkansson (baixo) e Robert Eriksson (bateria), logo lançando o single Killing Alan em janeiro de 1995, pelo próprio selo da banda, "Psychout". O single foi gravada em apenas três sessões.

Após gravar e lançar o single 1995, a banda assina com o selo White Jazz Records e lança seu primeiro álbum, Supershitty to the Max em junho de 1996. Após excursionar incansavelmente e ganhar um Grammy Sueco, eles recrutam Anders Lindström (piano), pouco tempo antes de a banda fazer uma turnê escandinava como banda de abertura do Kiss em 1997. Após o término desta, a banda lança Payin' the Dues, seu álbum seguinte. Devido ao repentino sucesso desta banda, Nicke deixa o Entombed para focar-se inteiro ao Hellacopters.

No meio de 1998, enquanto a banda faz um turnê européia ao lado do Gluecifer, Dregen deixa a banda no fim da turnê para retornar a sua antiga banda, o Backyard Babies. Enquanto tocam com guitarristas provisórios, a banda faz 114 shows em 18 países, incluíndo Estados Unidos, Canadá, Austrália, Nova Zelândia e Japão. Em setembro daquele mesmo ano, a banda lança o álbum Grande Rock, com Lindström na segunda guitarra.

Em 1999, a banda recruta o guitarrista Robert Dahlqvist para completar a formação da banda. Em outubro de 2000, a banda junta-se ao produtor Chips K. e lança o álbum High Visibility, que acaba sendo um estrondoso sucesso mundial. Esse álbum foi o responsável por abria as portas á banda.

Após várias tours mundiais, a banda lança o álbum By the Grace of God em 2002, recebido com grande expectativa. Em 2003, a banda faz o primeiro show em terras brasileiras, abrindo para o Sepultura e o Deep Purple. No fim do show de São Paulo, a banda convida o músico Chuck, guitarrista da banda Forgotten Boys, para tocar uma versão de "Search & Destroy" do The Stooges.

Em 2005, lançam o álbum Rock & Roll Is Dead. A banda continuou fazendo grandes turnês para promover seu álbum. Após o fim da turnê, o grupo prepara-se para entrar em estúdio e lançar um álbum novo, com previsão de lançamento para o ano de 2007.

No dia 13 de outubro de 2007 foi publicado no site oficial do grupo um texto de despedida, comunicando que a banda fará uma turnê de despedida pela Europa e em seguida se separará. A banda alega que as razões para a separação são pessoais, e o sétimo álbum de estúdio será lançado em breve, como previsto.

Discografia:

Supershitty to the Max! (1996) - DOWNLOAD
Payin' the Dues (1997) - DOWNLOAD
Grande Rock (1999) - DOWNLOAD
High Visibility (2000) - DOWNLOAD
By the Grace of God (2002) - DOWNLOAD
Rock & Roll Is Dead (2005) - DOWNLOAD
Head Off (2008) - DOWNLOAD

0 comentários: